08/10 - RELEASE: Giro pelo Rio Grande - Edição Nova Prata

Em meio a crise econômica, empresários de Nova Prata se reuniram para buscar alternativas à reforma tributária.
A cidade de Nova Prata recebeu a última edição de 2015 do projeto da Fecomércio-RS, Giro Pelo Rio Grande. Na quinta-feira, dia 01 de outubro, empresários dos municípios da região se reuniram no Centro Empresarial Vicencio Paludo onde debateram a alta carga tributária brasileira em contraponto com os baixos serviços recebidos pela população, em um painel sobre os desafios da reforma tributária. Na abertura do evento, foi feita a exibição do vídeo da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, mostrando uma das causas que gera perdas para toda a sociedade: a comercialização e consumo de produtos ilegais.

O presidente do Sindilojas Nova Prata, Josemar Vendramim, destacou que a união dos empresários pode trazer as mudanças necessárias. "O setor terciário do Rio Grande do Sul possui grandes desafios, por isso a edição do Giro ocorrendo em Nova Prata nos auxilia a debater e buscar soluções para o empreendedorismo e para a população gaúcha", destacou Vendramim.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, destacou que um momento de reflexão sobre o assunto precisa acontecer na sociedade. "Temos um sócio oculto que toma quase 34% de tudo que é gerado pelo trabalho das famílias e das empresas do Brasil. O debate de hoje confirma que, independentemente dos políticos e dos partidos que estiveram frente aos governos, a carga tributária brasileira tende a se ampliar, e o retorno que os cidadãos recebem do Estado é cada vez menos satisfatório", criticou Bohn. Ele disse ainda que o brasileiro paga uma carga tributária superior à americana, à japonesa e à suíça, mas que continua recebendo serviços públicos e investimentos de terceiro mundo.
O Prefeito Municipal de Nova Prata, também se pronunciou e falou da importância de um grande evento como o Giro pelo Rio Grande estar acontecendo em Nova Prata, e pela força que tem a entidade Sindilojas Nova Prata para ao comércio local, e que o evento se tornava mais importante ainda principalmente pela situação da economia e mencionou “Movimento do BOLO” e suas divisões.

O painel de debates sobre a complexidade da carga tributária brasileira foi aberto pelo consultor econômico Marcelo Portugal, informando que são necessários trabalhar cerca de 123 dias do ano para pagar impostos federais, estaduais e municipais. Entre 1947 até 2013, ultimo dado oficial, saímos de uma carga tributária abaixo de 15% e passamos para acima de 33%. "Caso mantivéssemos uma carga media de 26% do PIB ao ano, teríamos R$ 385 bi a mais em nossos bolsos todos os anos", contabilizou Portugal.
O advogado tributarista da Fecomércio-RS, Rafael Borin, mostrou o formato do sistema tributário brasileiro. Ele defende a simplificação do sistema de arrecadação e a unificação de diversos impostos. "Quanto melhor for o regime tributário e mais simplificado, maior a formalização dos negócios. No Brasil nem mesmo pagar os tributos é algo fácil", destacou.
O último palestrante foi o cientista político da Fecomércio-RS Rodrigo Giacomet. "O pagamento de impostos já foi debate de diversas nações e por muitos séculos. A alta carga tributária não acontece recentemente, a própria revolução Farroupilha teve como início os tributos pago pelo Rio Grande do Sul ao pais", relembrou Giacomet. Segundo disse, o Brasil é o pais que mais tributa sobre o consumo, cerca de 19% e, na questão da renda, as famílias com menores rendas pagam mais impostos que classes mais altas.
Também na manhã do dia 01 de outubro, foi realizada mais uma reunião de interiorização da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, dessa vez em Nova Prata-RS, nas dependências do Sindilojas. O Vice-presidente da Fecomércio-RS e coordenador da Comissão, André Roncatto, apresentou o trabalho da Comissão aos participantes e estimulou o debate sobre a realidade local. Com a participação dos empresários da região e o poder público, ficou definida a criação de um Comitê local para o desenvolvimento de ações em conjunto no combate às ilegalidades. "Nosso agradecimento à acolhida do presidente do Sindilojas/Nova Prata, Josemar Vendramin, que nos disponibilizou as condições para que o nosso encontro fosse muito produtivo.", afirmou Roncatto. Participaram da reunião o Presidente do Sindilojas Nova Prata Sr. Josemar Vendramin e demais Empresários do Comércio, Diretores do Sindilojas Nova Prata, Diretores do CDL Nova Prata, Vigilância Sanitária de Nova Prata, Fiscal Tributário de Nova Prata, Secretário de Indústria Comércio e Turismo de Nova Prata, Receita Federal de Veranópolis e Promotor Público de Nova Prata.
Na parte da tarde aconteceu a Reunião de Trabalho com os Presidentes dos Sindicatos da Região Nordeste, assunto principal a carga tributária e a economia atual, lembrando de que a Fecomércio-RS fez o possível para a não aprovação do aumento do ICMS no estado, a reunião também fez parte  programação parte do Giro pelo Rio Grande em Nova Prata.

Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Nova Prata ! / Sindilojas Nova Prata, uma entidade FORTE !