19/03 - Entidade encaminhou Ofício aos 13 Prefeitos da Base de Representação - Retorno a Cogestão.

> 19/03/2021 (sexta-feira), o Sindilojas Regional Nova Prata, encaminhou Ofício aos 13 Prefeitos da Base de Representação da Entidade, solicitando ao governo municipal que, em meio à possibilidade de retorno da cogestão a partir da próxima semana, adote medidas mais flexíveis para o funcionamento de diversas atividades econômicas. A permissão de funcionamento, ainda que com restrições, poderá impedir a destruição de muitas empresas e empregos.

Lembramos que a Base de Representação da Entidade não os Municípios de André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.

*NAS IMAGENS: modelo do Ofício.

**ABAIXO: texto do Ofício na íntegra.

...Ao cumprimentá-lo, traz considerações em relação ao retorno do sistema de cogestão no modelo de Distanciamento Controlado, previsto para a próxima segunda-feira, dia 22 de março. Com esse retorno, os municípios terão maior autonomia na adoção de medidas de controle da pandemia da Covid-19, podendo, inclusive, flexibilizar regras, permitindo que regiões em bandeira preta operem nas regras da bandeira vermelha. Dessa forma, apelamos à sensibilidade da Prefeitura, de forma a garantir condições de funcionamento, ainda que com restrições, para possibilitar a sobrevivência das empresas e preservação dos empregos.

Temos ciência do grave momento da pandemia em nosso estado, portanto, consideramos de extrema importância o reforço nos cumprimentos dos protocolos sanitários, direcionadas às empresas de comércio e serviços e à população em geral. A preservação da vida é prioritária, sendo a manutenção de práticas como o distanciamento interpessoal, higienização e utilização de EPIs essenciais. Com o rígido cumprimento destes protocolos, as atividades podem funcionar, sem colocar em risco à saúde da população.

Cientes dessa complicada realidade, porém diante dos indícios de uma reversão deste quadro crítico, com queda recente nos números de novas hospitalizações, solicitamos que os protocolos da prefeitura municipal sejam revisados, à luz dos aprendizados colhidos ao longo de tantos meses de aplicação. Se a abertura de estabelecimentos de comércio e serviços nunca provocou aceleração de contaminações, não é razoável esperar que o simples fechamento de suas atividades possa causar o efeito contrário.

Assim, procurar conter a circulação de pessoas em locais onde não se comprova transmissão do vírus nos parece uma medida pouco efetiva e de elevado custo, tendo em vista o volume de empregos ameaçados. A conscientização da população por parte dos governos e de outras organizações, além de restrições de ocupação de espaços, é o que efetivamente pode inibir a circulação desnecessária de pessoas, em ambientes de alta transmissão, e reforçar o cumprimento dos protocolos obrigatórios de saúde, para que seja minimizada a transmissão do vírus, como observamos ao longo de tantos meses de aplicação do sistema de distanciamento controlado.

Diante do exposto, solicitamos ao governo municipal que, em meio à possibilidade de retorno da cogestão a partir da próxima semana, adote medidas mais flexíveis para o funcionamento de diversas atividades econômicas. A permissão de funcionamento, ainda que com restrições, poderá impedir a destruição de muitas empresas e empregos. Agradecemos a atenção, e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente,

Jair Luiz Guadagnin - Presidente do Sindilojas Regional Nova Prata - Gestão 2018 / 2022