20/04 - PARTICIPAÇÃO - Linhas de crédito e fundos garantidores são temas debatidos durante reunião de Diretoria com secretário Edson Brum.

Linhas de crédito e fundos garantidores são temas debatidos durante reunião de Diretoria com secretário Edson Brum.

> Na tarde de segunda-feira (19/04), o Presidente Jair L. Guadagnin, participou da Reunião Extraordinária de Diretoria da Fecomércio-RS, um encontro on-line que debateu diferentes linhas de crédito e fundos garantidores para empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo durante a pandemia. O encontro contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, além de representantes do Badesul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e RS Garanti.

Dando início à reunião, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, relembrou a importância de momentos como esse para defender os interesses dos setores representados. “Desde o início da pandemia, nossas empresas passaram por dificuldades financeiras severas e excepcionais. As restrições impostas pelo Governo do Estado atingiram empresários de todo o RS de diferentes formas. A saúde financeira é o oxigênio das organizações e, neste momento, o crédito desempenha um papel fundamental para manter as empresas atuantes”, destaca o presidente.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, destacou o trabalho que vem sendo realizado desde o início da pandemia com o objetivo de ajudar na saúde financeira das empresas e a manter a economia do Estado. “Fomos atrás de diferentes formas de recursos para ajudar o empreendedor. BRDE e Badesul são bancos de fomento e têm um papel importante ofertando linhas de crédito específicas para capital de giro. Além disso, o RS Garanti – Associação de Garantia ao Crédito, é uma iniciativa que democratiza o acesso ao dinheiro. Nosso foco é fazer circular dinheiro no RS por meio de ações e iniciativas para ajudar na retomada das empresas após a pandemia”, enfatiza o secretário.

No decorrer da explanação, o diretor do Badesul, Flávio Lammel, apresentou as linhas de crédito para o empresariado, linhas de capital de giro focados na área de turismo, além de enfatizar o RS Garanti, que emite cartas-fiança para operações de crédito, atendendo empresas de todo o Estado. “Uma das nossas lutas é criar soluções financeiras para ajudar o empresariado, contudo, as instituições bancárias apresentam, atualmente, linhas de financiamento que solucionam problemas momentaneamente. Para o futuro, novas medidas precisam ser pensadas e colocadas em prática”, fala Lammel.

Dando continuidade à apresentação, os superintendentes da área comercial do Badesul, Juliano Balestrin e Juliano Melo, também destacaram linhas como o PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que atendem demandas da área do turismo, além de bares e restaurantes. Sobre as linhas de crédito para o setor de serviços, essas estão sendo trabalhadas de forma pontual para ajudar a manter essas empresas vivas. Os representantes do BRDE e do RS Garanti, Alexandre Leitzke e Marcelo de Lima, respectivamente, também enfatizaram diferentes linhas de acesso à financiamentos e iniciativas exclusivas para empresas lideradas por mulheres. “Todo esse movimento foi pensado para conseguir atender a demanda e dar sustentabilidade para o processo, buscando formas de ajudar os associados”, reforça Lima.

Encerrando a reunião, o presidente da Fecomércio-RS falou do papel do Estado, que precisa socorrer os empresários para que no pós-pandemia possam ter força para a retomada. “As empresas precisam dar resultados e os bancos precisam fazer o que foi pensado: apresentar condições para dar saúde financeira para as organizações, tudo isso precisa de suporte e apoio do Governo, vislumbrando um futuro com economia saudável”, finaliza Bohn.

*matéria e imagem Sistema Fecomércio-RS.

#SindilojasRegionalNovaPrata

Se é COMÉRCIO, é Sindilojas Regional Nova Prata, uma entidade FORTE !


Entre em contato conosco pelo telefone
(54) 3242.2822 ou pelo
e-mail: sindilojas@sindilojasnp.com.br
(c) Sindilojas NP 2012. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por RTI Soluções
Cadastre-se e receba mensalmente um informativo com
nossas novidades e promoções.