20/08 - Divulgação Círculo TEAmo – “RELATO DAS FÉRIAS DE INVERNO DE UM MENINO NO TEA”

Divulgação Círculo TEAmo – “RELATO DAS FÉRIAS DE INVERNO DE UM MENINO NO TEA”

> O Sindilojas Regional Nova Prata, está ajudando a divulgar o Instituto “Círculo TEAmo”.

RELATO DAS FÉRIAS DE INVERNO DE UM MENINO NO TEA

Já há estimativas de que uma em cada 54 crianças deverá nascer com autismo nos próximos anos. O autismo reúne desordens no sistema neurológico desde o nascimento ou do começo da infância de um indivíduo, que apresenta o que chamamos de um desenvolvimento neuroatípico.

A hipersensibilidade a sons e a muitos estímulos visuais é uma das características das pessoas com autismo e, por isso, a necessidade de adaptação dos espaços para a recepção e o bem-estar desses indivíduos, sejam crianças ou indivíduos já em idade adulta.

A legislação federal (lei nº 10.048/2000) prevê o atendimento prioritário no comércio a pessoas com deficiência, público no qual as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) estão inseridas.

No município de Nova Prata, a lei nº 10.524/2020 prevê também que estabelecimentos públicos e privados ficam obrigados a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial de conscientização do espectro do autismo.

Mas essa não é exatamente a realidade. Por essa razão, o Instituto Círculo TEAmo gostaria de dividir com o público o relato de alguns dias de férias de inverno do Pedro, um menino de nove anos com TEA. Queremos mostrar de que forma os estabelecimentos de lazer e gastronomia estão estruturados para receber as pessoas com TEA e seus acompanhantes.

Desconto no ingresso é observado, mas ruídos atrapalham a experiência

Nos Parques Florybal e Alpen Park, em Canela, não foi cobrado o ingresso do Pedro e havia desconto de 50% para o acompanhante. Por conta da pandemia, o Florybal estava operando com 50% da capacidade, então o movimento estava bastante tranquilo.

Pedro gostou muito do vôo do Pterodáctilo e soube descrever o brinquedo: uma tirolesa. Também curtiu o passeio de carro, o circuito aéreo de bicicleta, o escorregador, carrinho bate-bate e o up. Ficou atraído pelos eletrônicos, sem dispensar uma cama de bolinhas.

O teatro de muppets também fez sucesso. Algo que atrapalhou a experiência foram os ruídos do parque, mais precisamente os que simulavam dinossauros assustadores saindo de todas as partes.

Isso fez com que Pedro quisesse ir embora ainda cedo da tarde. Uma sugestão para essa situação seria organizar turnos para instituir um horário especial para as pessoas com necessidades sensoriais, como os indivíduos com autismo.

No Alpen Park foi observada a isenção para o Pedro e o desconto de 50% para o acompanhante. Para as pessoas com deficiência, o acesso é prioritário, assim como para o acompanhante. Outra novidade nesse parque foi o cinema 4D e 7D, embora também bastante barulhentos.

Nas lojas e restaurantes de Canela não havia nenhuma adaptação para pessoas neuroatípicas. No jantar em uma galeteria, embora o som estivesse agradável, para uma criança que tem hipersensibilidade aos estímulos auditivos, mesmo uma boa música pode representar um martírio.

Ao solicitar ao gerente para que o som fosse colocado num volume mais aprazível para a pessoa com autismo, fomos convidados a mudar de mesa.

No Hotpark, em um shopping na cidade de Canoas, havia cortesia somente no carrinho bate-bate e no gira-gira navio. Pedro adorou os brinquedos eletrônicos, com simulação de esportes e combate. Pedro se sentiu seguro para explorar sozinho o carrinho bate-bate e deu show entre os participantes.

Na Quinta da Estância, uma fazenda de turismo ecológico, em Viamão, Pedro teve contato com animais exóticos, se divertiu no parque com brinquedos de madeira e gostou muito da toca dos coelhos - até pediu para levar um para casa, mas o desejo não foi atendido.

Ele teve a iniciativa de participar do circuito aéreo e encarou o desafio com coragem, destreza e entendimento. Na Quinta da Estância, também foi concedida a isenção e o desconto na entrada para o acompanhante.

Salas de cinema não oferecem sessões adaptadas para indivíduos com TEA

Pedro foi assistir também Space Jam: Uma Nova Era. O filme é muito bom. Embora preparado e equipado com seu protetor auricular, Pedro não se sentia à vontade com sons agudos e cenas em que o vilão parecia vencer.

Porém, circulando pela sala de cinema, conseguiu assistir até o final. Também não pagou entrada e o acompanhante teve 50% de desconto. Vale registrar que o Cinemark oferece Sessão Azul: adaptada para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, mas somente em São Paulo e Rio de Janeiro.

O presente relato tem como objetivo mostrar que os estabelecimentos, apesar de preverem o desconto de 50% no ingresso para o acompanhante com autismo, ainda não estão estruturalmente adaptados para receber os indivíduos com TEA.

A experiência de lazer poderia ser 100% aproveitada se houvesse pequenas adaptações, como redução dos ruídos ou criação de horários específicos. É preciso verdadeiramente incluir crianças e adultos com o transtorno, para que se sintam acolhidos e possam aproveitar os espaços de lazer de forma tranquila e acolhedora.

Você pode ver as fotos que ilustram um pouco desse momento.

O crédito das fotos é: Círculo TEAmo/ Divulgação

Para saber mais:

Blog https://circuloteamo.wordpress.com/blog/

Fanpage: https://www.facebook.com/circuloteamo/

Instagram: https://www.instagram.com/circuloteamo/

Para entrar em contato com o Círculo TEAmo - Nova Prata (RS), vc pode ligar para (54)99100-4477.