14/04 - 35º Fórum Fecomércio-RS de Gestão: a inovação como protagonista.

35º Fórum Fecomércio-RS de Gestão: a inovação como protagonista.

> Na manhã de terça-feira (12/04), aconteceu em Porto Alegre, o 35º Fórum Fecomércio-RS de Gestão. Participaram pelo Sindilojas Regional Nova prata, o Presidente Jair Luiz Guadagnin e o Executivo Ariovaldo C. Ribeiro. Para um número seleto de participantes presencial e também virtual, o Fórum teve como tema “Inovação, criatividade, tecnologia, inteligência e muito trabalho”.

A palestra principal do fundador e CEO da marca Chilli Beans, Caito Maia, e o time dos mais relevantes nomes da gestão e inovação do país jogaram luz sobre as principais mudanças e inovações pelas quais passa o país e que terão grande impacto na retomada econômica, especialmente do setor terciário gaúcho. “O evento de hoje traz a proposta de troca de experiências e soluções tão relevantes para o retorno das atividades que geram crescimento, empregos e valor para o país e para o Rio Grande do Sul. Vamos aproveitar este momento para fazer conexões e ampliar conhecimentos”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Time de inovação durante primeiro painel.

Um painel com nomes da inovação como o executivo de Desenvolvimento de Negócios da 4all e head do South Summit POA, Thiago Ribeiro, do CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, do presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Ronald Dauscha, e do gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Lucas Schifino abriu o evento que, pela primeira vez após mais de dois anos de restrições em razão da pandemia, contou com público presencial formado por presidentes de sindicatos e seus executivos e 100% on-line para o público geral.

O economista Lucas Schifino trouxe à tona dados como o PIB brasileiro para demostrar que o momento é de retomada em médio prazo. “Desde 2011 não se tinha esse cenário de crescimento no volume de negócios que, em contrapartida, gera as dores como inflação, juros altos, gargalos na produção e logística causados pelo descompasso entre demanda e oferta”, disse. Schifino também apontou a pandemia como agente da mudança de hábitos de consumo e os desafios do varejo. “O e-commerce ficará cada vez mais forte ou a compra física retornará a ser a preferência do consumidor? Será híbrida? Seja on-line ou física, a compra deverá ser flexível, ágil e conveniente para gerar valor para o cliente”, afirmou apresentando ainda o que viu na NRF 2022, a maior feira de varejo do mundo que ocorre anualmente em Nova Iorque.

O executivo de Desenvolvimento de Negócios da 4all e head do South Summit POA, Thiago Ribeiro, abordou a origem da South Summit, na Espanha em 2012, e iniciou falando sobre a importância de, além de se olhar para fora, começar a implementar as inovações “no nosso próprio quintal”. Thiago apresentou os pilares dos grandes ecossistemas globais como o caminho para se inovar:

*Governos focados em desenvolver políticas públicas adequadas em ambientes pró-empreendedorismo e inovação;

*Universidades formadoras de mão de obra qualificada com seus institutos de pesquisas e parques tecnológicos;

*Ecossistemas pujantes com startups, unicórnios, aceleradoras, incubadoras e empresas da economia tradicional;

*Acesso a fundos de investimentos globais;

*Conexão global garantindo visibilidade ao ecossistema empreendedor.

Thiago reforçou que o South Summit acontecerá, pela primeira vez fora da Espanha, em maio, em Porto Alegre. “Serão 1.200 metros quadrados de uma estrutura voltada para a inovação. Temos mais de mil startups do mundo todo inscritas para participar do evento. Quero aproveitar e agradecer o apoio da Fecomércio-RS para a realização da South Summit na capital gaúcha”, concluiu.

O CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, deu sequência ao Fórum enfatizando que “é cada vez mais relevante termos a inovação e a tecnologia permeando nossos negócios, nossas vidas. Porém, é preciso entender que nem toda tecnologia se encaixa no meu, no seu negócio. Calma…é necessário mesmo que eu pense em entrar para o mundo do metaverso se tenho uma pet shop, por exemplo?”.

Ronald Dauscha, o presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), abordou a gestão da inovação e a inovação da gestão. Explicou que a inovação é parte integrante da estratégia das novas organizações que atuam no modelo de gestão democratizada, digitalizada e horizontal. “Na FNQ temos como benchmarking parceiros globais que têm como modelo inovador constantemente checados. A FNQ acompanha todo processo da empresa através de programas customizados”. Para Dauscha, o mundo mudou com a COVID. “As relações, inclusive de consumo, são outras. O desafio é aliar a experiência digital com a física”, concluiu.

Os Associados do Sindilojas Regional Nova Prata, que participaram on-line tiveram 80% de desconto, ao adquirir o acesso virtual do Fórum.

*Veja mais as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/fecomercio-rs/albums/72177720298060105

*Veja mais sobre a segunda parte do evento, com a palestra de Caito Maia:

Crédito das Fotos: João Alves / Fecomércio-RS

Crédito da Matéria: Fecomércio-RS, parte Sindilojas Regional Nova Prata