23/06 - Noite de Abertura Oficial do 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho em Torres.

> Na noite de 23/06 (quinta-feira), aconteceu a Abertura Oficial do 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho na SAPT - Associação dos Amigos da Praia de Torres, na Cidade de Tores/RS. O Sindilojas Regional Nova Prata, participou com uma Comitiva de oito participantes, Presidente Nelson Vazatta e esposa Nilsa Vazatta, 1º Vice-Presidente Evandro Diego Beneduzi esposa Angela Cristofoli, 3º Vice-Presidente Josemar Vendramin e esposa Natalice Pagnoncelli, Executivo Ariovaldo C. Ribeiro e esposa Fátima Ribeiro. O Congresso da Fecomércio-RS, tem como objetivo discutir as relações sindicais e do trabalho e o mesmo acontece de hoje, dia 23, até sábado, dia 25, na cidade de Torres. O evento está em sua 6ª edição e recebeu, só nesta noite de abertura, mais de 200 congressistas.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, fez a abertura do Congresso, disse ele: “é ainda mais relevante a melhoria estrutural das relações do trabalho nesse ambiente conjuntural complexo que vivemos no pós-pandemia. A economia gaúcha criou mais de 62 mil empregos formais de janeiro a abril de 2022, sendo que desses, mais de 15 mil vieram do setor terciário privado”.

Salientou Presidente Bohn: “uma parte significativa do crescimento da atividade no primeiro trimestre do ano, se deu devido à normalização da atividade pelo fim das restrições derivadas do quadro epidemiológico e a impulsos fiscais que terão seus efeitos reduzidos especialmente a partir do segundo semestre. E é por isso que estamos aqui: para discutirmos alternativas, ouvirmos pontos de vista distintos, para avançarmos na construção de legislações e de contratações adequadas ao nosso tempo. Arcabouços legais capazes de promover crescimento econômico, aumento da produtividade e proteção de empregos e empresas”, finalizou.

Seguindo os pronunciamentos, o 1º vice-presidente da Federação, Joel Vieira Dadda, presidente da Comissão Organizadora do Congresso e o Prefeito de Torres, Carlos Souza.

Em seguida aconteceu a primeira Palestra do evento, com a Palestra “Perspectiva pós pandemia – Relação Individual e Coletiva do Trabalho”, esta foi a Palestra do Desembargador Dr. Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que deu o pontapé inicial nos painéis temáticos do Congresso. O mote da palestra do professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi as relações individuais e coletivas do trabalho.

O desembargador é um dos defensores de uma perspectiva mais equilibrada das relações trabalhistas. “Não há valor economicamente apreciável sem o trabalho humano. Tudo que temos e que chega até nós, só existe por causa do trabalho humano”. Araújo traçou um panorama sobre como as grandes potências mundiais equacionam os conflitos entre os direitos individuais e coletivos, principalmente após as mudanças impostas pela pandemia, e explicou como as regras têm funcionado no Brasil.

Em sua apresentação, Araújo também afirmou que mediações coletivas são importantes para promover a justiça social, uma vez que as regras devem ser imparciais e equilibradas. “A distribuição da riqueza é tão importante quanto a geração da riqueza”, defendeu. E para ele o principal dilema das relações individuais atualmente é o trabalho remoto, algo que, segundo o desembargador, foi acelerado pela pandemia e que não volta mais atrás. “É claro que algumas condições que permitem esse formato de trabalho continuarão assim, é uma evolução que não volta mais”, afirmou dizendo que a legislação deve se adaptar a essa nova perspectiva.

O desembargador finalizou sua apresentação dizendo que para um bom ambiente de negócios e empresas fortes em seus segmentos é imprescindível negociações coletivas bem-sucedidas. “Para que isso seja possível, a primeira questão a ser observada é a nossa postura. Essa solução não está no Estado, está em nós, negociadores e mediadores. Saber negociar é fundamental”, finalizou.

Após foi servido um Jantar no Hotel Sesc Torres.

Realização: Fecomércio-RS

Matéria: Fecomércio-RS, com adaptação do Sindilojas Regional Nova Prata.

Crédito das Fotos: Sindilojas Regional Nova Prata