17/07 - Lançamento SINDIMOSTRA e Congresso Florestal

Dois eventos com finalidades distintas se apresentam em inédita realização simultânea: é a 11ª edição do Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul e o SINDIMOSTRA 2012.
O lançamento dos dois eventos que buscam, de maneira distinta, projetar Nova Prata e trazer públicos diferenciados para o município, aconteceu na terça-feira, 17, no Centro Empresarial Vicencio Paludo.
Na apresentação, o presidente do Congresso Florestal, professor doutor Aino Jacques, salientou a importância do evento que acontece há 44 anos.  “Ainda quando não se falava em preservação ambiental, das águas e a imprensa não dava tanta importância ao assunto, um pequeno grupo de pratenses pensou nisso, o Congresso cresceu e chegamos à  11ª edição”.
Para que serve um Congresso Florestal?
 Doutor Aino respondeu: “para nos informarmos sobre preservação ambiental e quanto maior o conhecimento, mais conscientização para preservar e, foi isso que nos levou ao tema deste ano. As mudanças climáticas, o sequestro de carbono, as tecnologias utilizadas em sistemas produtivos, com a gestão e o manejo integrado na sustentabilidade das florestas, com o turismo rural que também mantém vivas as tradições. Esperamos atender às expectativas com palestrantes de renome internacional”, explicou.
“O sucesso do Congresso e do SINDIMOSTRA vai depender do engajamento de todos nós. Esperamos realizar um Congresso à altura da nossa tradição, vamos aproveitar os eventos para mostrar a beleza de Nova Prata, esta terra merece”.
Ele também destacou os ex-presidentes e as Administrações Municipais que souberam manter em Nova Prata o Congresso. “O Congresso é de extrema importância para a qualificação do debate sobre preservação ambiental e o apoio e a efetiva participação de todos é fundamental, assim como dos patrocinadores e apoiadores”.
O presidente do Sindilojas, Josemar Vendramin, falou da satisfação de realizar mais um SINDIMOSTRA, agora simultâneo ao Congresso. “O Sindilojas oportuniza a seus associados uma grande vitrine para mostrar as tendências, é um grande acontecimento, único evento de Nova Prata que, oficialmente, apresenta os produtos em feira”.
Para Vendramin, valorizar a terra em que nascemos é fundamental para termos sucesso, e esse é um dos objetivos do SINDIMOSTRA. Não pensamos somente nos 13 municípios de abrangência do Sindilojas, mas na região e no Estado: “só existe valor à terra natal quando esta fornece aos seus cidadãos motivos de orgulho e satisfação”.
O prefeito de Nova Prata, Vitor Pletsch, parabenizou as diretorias das duas entidades pela realização dos eventos e anunciou o apoio da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores.  “Finalmente encontramos duas entidades associadas a outras tantas capazes de fazer a diferença sem estarem pedindo recursos públicos. Estão aqui duas entidades que sabem caminhar com as próprias pernas”. Pletsch também falou do orgulho de ver os que já trabalharam para que, tanto o Congresso como o SINDIMOSTRA, sejam sucesso. “Obrigado pelo que estão fazendo por Nova Prata, Congresso Florestal e Sindilojas”.
A organização do SINDIMOSTRA 2012 está a cargo da Plena Publicidade e Propaganda. Sua diretora de arte, Cinthia Zorgi, falou sobre o foco do evento – vitrine de tendências-  e oportunidades de investimento e negócios durante o SINDIMOSTRA. Cinthia nominou as comissões e destacou que são fundamentais para o trabalho. Ela falou sobre o plano e peças de mídia.
O Congresso e o SINDIMOSTRA foram apresentados em vídeo e em detalhes para um público específico. O executivo do Sindilojas e a diretora da Plena, Ariovaldo C. Ribeiro e Marly Petrikovsky, apresentaram a estrutura do evento e os espaços destinados aos expositores e às apresentações artísticas e culturais.
Após o lançamento oficial, os convidados ouviram o melhor do Musical Acústico Farina.
A data, 17 de julho, é Dia Nacional da Proteção às Florestas e vem de encontro ao tema proposto pelo Congresso: Florestas e a Sustentabilidade. Durante o Congresso também acontece o 2° Seminário Mercosul da Cadeia Madeira.
O SINDIMOSTRA é uma realização do Sindilojas Nova Prata e já aconteceu em 2009 e 2010 retornando em 2012 totalmente reformulado sem perder o objetivo principal que é o de mostrar o melhor do comércio varejista da região.

11º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul
2º Seminário Mercosul da Cadeira Madeira