23/04 - Reunião Regional da Fecomércio-RS, em Farroupilha.

Reunião Regional da Fecomércio-RS, em Farroupilha.

> Na segunda-feira (22/04), aconteceu na sede do Sindilojas de Farroupilha - RS, mais uma Reunião Regional, realizada pela Fecomércio-RS. Com o objetivo de estreitar os laços com seus representados e ouvir as pautas ligadas ao setor terciário. A Reunião, foi presidido pelo dirigente da Federação, Luiz Carlos Bohn, acompanhado dos presidentes do Sindigêneros e Sindilojas, Gilberto Antonio Nienov e Cladir Olimpio Bono, além do Prefeito Municipal, Fabiano Feltrin.

O Sindilojas Regional Nova Prata, esteve presente, com o Presidente Nelson Vazatta, os Vice-Presidentes Evandro Diego Beneduzi e Josemar Vendramin, os Diretores Jair Luiz Guadagnin e Mario Frosi, e também o Executivo Ariovaldo C. Ribeiro.

Em sua fala de boas-vindas o Presidente Bohn, destacou: “A proximidade e escuta ativa com os sindicatos é uma das prioridades da nossa gestão.

A temática “Inovação para o comércio, turismo e serviços”, a primeira palestra do evento foi apresentada pelo coordenador do Lab Fecomércio-RS, Gelson Junqueira, que apresentou aos presentes todos os serviços que o Laboratório de Inovação da Casa do Comércio Gaúcho tem à disposição dos sindicatos, destacando que este mês o Lab entrou no 5º ciclo de incubação de startups, que atuam com o objetivo de fornecerem soluções de melhorias na gestão das entidades e seus filiados. Seguindo a proposta de inovação, colaboradores da Gerência de Tecnologias Educacionais (GETE) do Sistema, trouxeram os principais pontos ligados à Inteligência Artificial (IA) e suas ferramentas e formas de inovação, e como isso pode ser aplicado nos serviços oferecidos pelos empresários em suas regiões.

Foram apresentadas as pautas dos Sindicatos da Região, colocando suas principais demandas junto à Federação. Além do aumento no valor dos pedágios que ligam as cidades da Serra Gaúcha, outro ponto de destaque apontado pelos dirigentes é a proposta de aumento da alíquota do ICSM proposto pelo Governo do Estado.

O gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, trouxe aos presentes as últimas atualizações em relação ao tema e apresentou uma análise dos índices econômicos do Rio Grande do Sul, justificando que não é plausível a decisão do governo. “Com a elevação da alíquota, cada gaúcho terá que pagar, em média, cerca de R$267,00 a mais por ano em impostos”, pontuou. O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, aproveitou para enfatizar que a Fecomércio-RS é totalmente contrária a proposta de aumento e continuará mantendo o seu posicionamento.

Finalizando a reunião, o colaborador do Núcleo de Gestão (NUGE) do Sistema, Juliano Rodrigues, trouxe mais uma iniciativa com foco no aprendizado na área de gestão. O Programa Atena, criado pela Universidade Corporativa do Sistema CNC (UniCNC), é um projeto de capacitação e palestras que promove ações educacionais para desenvolver as competências das pessoas que compõe as entidades do Sistema CNC (CNC, Federações e Sindicatos). Com foco na troca de boas práticas, o programa, além de destinar reconhecimentos e premiações para os melhores alunos, através do sistema de gamificação, possibilita a avaliação da gestão das entidades e um planejamento estratégico para os sindicatos.

> Foto: Fecomércio-RS